maio 20, 2020 Por Paloma Affonso Off

Agapornis

Agapornis

Agapornis é um gênero de aves psitaciformes, onde se classificam os inseparáveispássaros-do-amor ou periquito-namorado. São aves barulhentas e ativas em liberdade e cativeiro, e dadas a demonstrações de afeto para com membros da sua espécie e donos humanos.

Vivem em regiões secas relativamente arborizadas. É uma ave colorida e pequena, que atinge por volta de 15 cm (variando pouco de espécie para espécie).

Vivem em pequenos bandos. Alimentam-se essencialmente de fruta, vegetais, ervas e sementes.

Agapornis 1

Oito das nove espécies de Agapornis podem ser encontradas na África continental. Uma é originária de Madagascar (Agapornis canusA. roseicollis pode ser encontrada em Angola e na Namíbia. A espécie A. personata encontra-se na Tanzânia. Cada espécie tem uma distribuição geográfica distinta.

  • Agapornis roseicollis(Vieillot, 1818)
    • Agapornis roseicollis catumbellaB.P. Hall, 1952
    • Agapornis roseicollis roseicollis(Vieillot 1818)
  • Agapornis personatusReichenow, 1887
  • Inseparável-de-fisher, Agapornis fischeriReichenow, 1887
  • Inseparável do Niassa, Agapornis lilianaeShelley, 1894
  • Inseparável-de-faces-pretas, Agapornis nigrigenisW.L. Sclater, 1906
  • Inseparável-de-faces-cinzentas, Agapornis canus(Gmelin, 1788)
    • Agapornis canus ablectaneusBangs, 1918
    • Agapornis canus canus(Gmelin, 1788)
  • Inseparável-de-asa-preta, Agapornis taranta(Stanley, 1814)
  • inseparavel-de-cabeca-vermelha, Agapornis pullarius(Linnaeus, 1758)
    • Agapornis pullarius pullarius(Linnaeus, 1758)
    • Agapornis pullarius ugandaeNeumann, 1908
  • Agapornis swindernianus(Kuhl, 1820)
    • Agapornis swindernianus eminiNeumann, 1908
    • Agapornis swindernianus swindernianus(Kuhl, 1820)
    • Agapornis swindernianus zenkeriReichenow, 1895

O Agaporni é uma espécie de ave Psittaciforme que vive na região da Tanzânia e do Quênia, embora seja muito comum que se reproduzam em cativeiro. É uma ave muito semelhante fisicamente ao papagaio e com belos exemplares de plumagens coloridas. Tem, em média, de 12,5 a 15 cm.

As personalidades podem variar, dependendo se forem machos ou fêmeas, estas, mais ariscas que os machos. Podem imitar sons, inclusive a voz humana, mas nunca chegam a falar.

O Agaporni é uma ave que conta com mais de 300 espécies diferentes e que vivem em lugares distintos.

O Agaporni é uma belíssima ave, mas que necessita de cuidados especiais, não podemos nos esquecer que é um pássaro tropical Africano, portanto, o local onde ele deve habitar deve ser o mais próximo possível de seu habitat natural. Deve viver em um lugar espaçoso e, claro, sempre na companhia de sua parceira.

Eles não estão acostumados a viver com outras espécies e isso deve ser respeitado. Acima de tudo, garanta que não se tenha por perto cães e gatos, pois o Agaporni pode se tornar uma presa fácil para eles.

Alimentação do Agaporni

Casal de Agaporni

Devem ter uma dieta saudável e equilibrada, porém ela não se diferencia muito da dieta de outras aves. Eles se alimentam de aveia, alpiste, sementes de girassol ou da mistura de diversas sementes. De vez em quando, pode-se também acrescentar frutas, como a manga, e vegetais, como as cenouras, na dieta do Agaporni.

Porém, se decidir acrescentar esses alimentos na dieta do Agaporni, você deverá lavá-los bem e cortá-las em pedaços bem pequenos, para que eles não engasguem. Eles também necessitam de cálcio, que pode ser fornecido através de um mingau a base de ovo ou com osso de Siba. Mas cuidado! Não dê produtos lácteos, pois esses pássaros podem vir a perder as penas e inclusive morrer.

O local onde o Agaporni vive deve estar sempre limpo e ter sempre água fresca por perto. Deve ser ventilado e ter uma temperatura amena, ou seja, nem frio e nem calor.

Por ser uma ave tropical, ele precisa de sol. Assim, ele sempre irá apresentar um aspecto saudável e suas penas irão ostentar cores mais profundas.

Quando o inverno não fornecer luz solar direta, devemos colocar em seu ambiente uma pequena lâmpada de luz ultravioleta, 5 watts, por pelo menos 3 horas por dia.

Às vezes é necessário borrifá-los com água, pelo menos duas vezes ao dia, desta maneira mantemos as penas do Agaporni úmidas. Também é muito importante incorporar algum brinquedo em seu habitat, para que ele possa se exercitar, mas tenha o cuidado de não escolher um brinquedo muito grande para não assustá-lo.

Algumas espécies de Agapornis forram a cavidade do ninho com cascas de árvore e gravetos, eles preferem folha de palmeira, que carregam até seus ninhos agarrados sob suas penas no caso dos roseicoles os personatas costumam levar no bico, mas a maioria pica o material no interior do ninho.após o acasalamento a fêmea começa a postura dos ovos a partir do 10º dia, sendo posto dia sim e dia não um total de 4 a 6 ovos, o tempo de incubação dos ovos varia de 21 a 23 dias contando a partir da postura do primeiro ovo, após o nascimento a mãe fica responsável por alimentar seus filhotes e o macho alimenta a mãe… com 45 dias de nascidos os filhotes são expulsos do ninho pela mãe, assim o pai fica responsável por alimentá-los até que aprendam a se alimentar sozinhos…

A partir dos nove meses a maioria das espécies já são férteis e uma vez que acasalam a fêmea pode produzir de três a sete ovos.

Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agapornis
https://meusanimais.com.br/quais-cuidados-necessita-um-agaporni/