maio 20, 2020 Por Paloma Affonso Off

Canário do reino

Canário do Reino

canário doméstico é uma ave doméstica do canário selvagem, um pequeno pássaro pertencente à família dos Fringillidae.

O canário doméstico, de coloração amarela, é o mais comum no Brasil, dentre outros 400 tipos existentes. A origem desse pássaro está descrita no próprio nome: Bélgica. No entanto, seus ascendentes são oriundos das Ilhas Canárias e Madeira (o que dá sentido ao nome da ave). Também pode ser chamado de “Canário do Reino” por ter vindo de Portugal.

Os canários foram criados em cativeiro no século XVII. Eles foram trazidos por marinheiros espanhóis para a Europa. 

Canário do Reino

O canário é ligeiramente maior que seu ancestral selvagem, das Ilhas Canárias. Os canários vocais e coloridos têm cerca de 13,5 cm a 14,5 cm de altura. Canários postura variam de 11 cm a 23 cm de comprimento.

A plumagem mais conhecida dos canários é o amarelo. No entanto, hoje há uma variedade de cores de plumagem muito diferentes (por exemplo, branco, vermelho, marrom, marrom claro). Desde então, há canários com plumagem vermelha. Algumas raças também usam capuz ou têm penteados com penas especiais.

Alguns cuidados com as aves devem ser diários, como a troca da água e a limpeza do viveiro. Os comedouros devem ser limpos regularmente para evitar a formação de bolor, causada por restos de alimentos. 

Muitas aves adoram se banhar e essa prática faz bem à saúde do animal. Portanto, é recomendado deixar à disposição uma banheira com água sempre limpa, para que se refresque.

Apesar de vulneráveis às doenças respiratórias, os canários logo se curam se prontamente tratados com medicamentos vendidos em lojas especializadas, mas é preciso separar o pássaro doente, no caso de enfermidades mais prolongadas. 

É recomendável manter limpo o local de criação e fora do alcance do sol e do vento. Para evitar acúmulo de sujeira e falta de ventilação, mantenha a posição da gaiola a dois centímetros da parede. Deve ser limpa diariamente e o piso precisa ser trocado e higienizado, com bucha e água corrente.

Alimentação

A ração para qualquer ave deve ser muito bem balanceada. Existe no mercado uma grande variedade de marcas e composições específicas para cada espécie. O armazenamento do alimento deve ser feito com cuidado mantendo as devidas condições de ventilação e higiene. Além da ração, estas aves podem se alimentar também de ovo cozido, couve, almeirão, alpiste e jiló.

É comum os pais canários regurgitarem o alimento mastigado na boca dos filhotes. Por isso, deixe os comedouros sempre abastecidos.

Espaço para criação

O canário não dá trabalho, exige pouco espaço e sua criação pode ser feita na cidade ou em áreas rurais, servindo até como terapia para algumas pessoas. 

Porém, como é pequeno e frágil, demanda cuidados no manejo. Quando em grupo, os pássaros podem ser acomodados em viveiros; casais podem ficar em gaiolas separadas. As gaiolas mais recomendadas são as de arame galvanizado, que podem ser encontradas facilmente no varejo. Deve conter poleiros de madeira, com ranhuras e no formato cilíndrico. Os bebedouros e comedouros devem ser do tipo meia-lua. O melhor é ter três potes diferentes porque eles fazem esse número de refeições ao longo do dia. 

O ideal é ter uma grade removível do lado de dentro da gaiola para separar a fêmea do macho fora do período de acasalamento. Do lado de fora é bom ter suportes para apoiar os potes de comida e água. 

O local deve ser bem arejado e contar com boa incidência de luz. 
O personagem ”Piu Piu”, um passarinho amarelo, é um Canário. Esse desenho animado foi criado em 1940 e faz parte da série Looney Tunes. 

Saúde
Essa ave tem tendência a ter doenças respiratórias. Nesse caso deve ser levado ao veterinário rapidamente e tratado com medicamentos. Além de ser isolado de outros animais para evitar o contágio. 

Normalmente essa ave atinge a maturidade ao atingir um ano de idade e sua reprodução costuma ser no período da primavera. Quando a cloaca da fêmea fica inchada sinaliza que está pronta para acasalar; já o macho vai arrastar a asa no chão e cantar bem forte para ela. Feito isso, coloque-os na mesma gaiola. O primeiro ovo costuma surgir entre 6 e 8 dias depois doa primeira cópula. Eles chegam a ter oito filhotes e as fêmeas gostam de fazer ninhos para seus bebês. 


Alguns sinais denotam boa saúde da ave:  
  • Penas lisas e brilhantes
  • Narinas secas e olhos brilhantes
  • Come e bebe durante o dia
  • Emite sons
  • Ativa, alerta e sociável 
Sinais de alerta:
  • Penas opacas e quebradiças
  • Sonolência excessiva
  • Bico, unhas e pés com escamação
  • Perda de apetite e peso
  • Chiado na respiração
  • Olhos vermelhos ou inchados, espirro ou tosse
  • Fezes com coloração diferente

Esse passarinho é amável, adora a companhia de humanos e adapta-se facilmente a diversos ambientes. É ótimo para ter em apartamento e locais pequenos. Tem um canto muito bonito e uma aparência que ganha destaca.

Normalmente o canário-belga, também conhecido como canário-do-reino, se reproduz entre os meses de agosto a dezembro. Eles começam o processo de conquista e acasalamento na 2ª quinzena de Julho, assim os primeiros ovos são postos logo no começo de agosto. Apesar da época citada ser a melhor para a procriação, é possível reproduzir o canário-belga durante todo o ano, desde que eles não estejam mudando de penas e que não faça muito frio durante o inverno.

O melhor indício de que o canário macho está pronto para o acasalamento é o canto. Eles começam a cantar fortemente, com gorjeios demorados e altos, ficando muito ativos, cantando e pulando de um poleiro para o outro.

Já as fêmeas de canário-belga começam a “esquentar”. Elas respondem o canto do macho com uns piados altos, batendo as asas, pulando entre os poleiros e “abaixando-se”. Estes são sinais claros de que está pronta para a reprodução. Se o casal estiver demorando a ficar pronto, uma boa vitamina “E”, facilmente encontrada em lojas de produtos para animais, poderá ajudá-lo.

Quando ambos estiverem dando sinais de estarem prontos você poderá juntar o casal colocando-os na gaiola de criação. O casal ainda deverá estar separado pela grade divisória. Outra forma é aproximar as gaiolas e deixar que eles se veja. Com isso o macho cantará mais forte ainda, buscando conquistar a fêmea, que por sua vez, com o passar do tempo, irá ceder e “abaixar” para o macho, mostrando a intenção de ambos. Neste ponto basta juntar os dois e que provavelmente a reprodução dos canários-belga acontecerá de imediato.

A fêmea irá botar de 3 a 4 ovos em dias seguidos, sempre na parte da manhã. Pode acontecer que ela não bote o ovo em um dia, ou seja, irá “pular” este dia, e botará no outro. A maioria dos criadores retira os ovos de canário-belga assim que eles são postos, substituindo-os por “ovos indez” (ovos de plástico), colocando-os em um pote contendo sementes ou algodão.

Lembre-se de virar os ovos diariamente. Isto evita que a gema grude na casca, fazendo com que o embrião não se desenvolva. Os ovos retirados devem ser colocados no ninho na noite do 3º dia. Teoricamente a fêmea irá dormir no ninho, botar o 4º ovo pela manhã, começando a chocar. Este procedimento é importante pois faz com que todos os filhotes nasçam praticamente no mesmo horário, evitando diferenças de tamanho entre eles, o que poderia causar a morte dos menores.

Tome cuidado ao pegar os ovos, pois eles são pequenos e frágeis, podendo quebrar se forem manuseados de forma errada. Você também pode recolher os ovos com a ajuda de uma colher. Veja mais informações sobre retirar os ovos de canário-belga do ninho.

  • Tamanho: 14 a 15 centímetros de comprimento
  • Escala de saúde (1 a 5): 4
  • Temperamento: dócil e adaptável
  • Cor: amarelo
  • Expectativa de vida: 40 anos

    Pertencente à família dos fringilídeos, o canário-belga é um pássaro de porte pequeno. A cabeça é pequena e estreita, as pernas longas, o peito arredondado e cheio. A plumagem é compacta e lisa, sem frisos. Sua cor padrão é o amarelo
     . 

    Canário-Belga , de coloração amarela, é o mais comum no Brasil, dentre outros 400 tipos existentes. A origem desse pássaro está descrito no próprio nome: Bélgica. Mas na verdade seus ascendentes são oriundos das Ilhas Canárias (o que dá sentido ao nome da ave). Também pode ser chamado de “Canário do Reino” por ter vindo de Portugal. 

    Como é um animal de origem estrangeira não precisa da permissão do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis. 

Este canário é conhecido por sua poderosa voz. Adora cantarolar, porém, para tal, é preciso que ele esteja em um ambiente calmo e tranquilo, do contrário, poderá sofrer com o estresse. Esta ave adora a companhia de seres humanos e costuma cantar para recebê-los.

Consegue se adaptar a diferentes ambientes; desde grandes aviários ao ar livre até gaiolas dentro de casa. É muito bonito e chama atenção de busca aves pequenas, amáveis e bem bonitas. Participa de competições de beleza e de canto.

  • Cabeça pequena e estreita
  • Pernas finas e longas
  • Plumagem compacta e lisa, sem frisos
  • Peito arredondado e cheio
  • Cauda bem longa e larga
  • Bico pequeno e reto
  • Asas curtas e penas abundantes
  • Olhos bem pequenos, escuros e bastante separados

Referência: https://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/passaros/canario-belga–canrio-do-reino/57a24d14c144e671ccdd91ab.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Can%C3%A1rio_dom%C3%A9stico
https://casadospassaros.net/como-reproduzir-o-canario-belga/