maio 29, 2020 Por Paloma Affonso Off

Manon

Manon

Pássaro pequeno, da mesma família que o diamante. A cor predominante de seu corpo é marrom, que pode variar do escuro ao bege. As penas do corpo são frisadas e no papo forma uma espécie de colar, mais volumoso. A barriga é geralmente branca ou creme. Pode ter a cabeça marrom ou preta.

O Mano é uma ave originária da Ásia, pertencendo a família dos Estrildinos. Diferente do surgimento natural de muitas aves, essa nasceu graças à intervenção humana. Criadores japoneses realizaram diversos cruzamentos a partir da espécie silvestre Lonchura Striata, raríssima hoje em dia. Essa ave tinha aproximadamente 11 centímetros, habitava as regiões da Índia, China Meridional, Taiwan, sendo encontrado desde o Sul até Sumatra. 

Após a seleção feita pelos criadores, o Lonchura Striata ganhou uma variedade doméstica, o Manon conhecido hoje. O seu nome tem origem francesa,  moineau du Japon , que significa pardal do Japão. A nomenclatura brasileira deriva desse nome. No Japão, também é conhecido por Capuchino do Japão, na Inglaterra é chamado de Bengalese e nos Estados Unidos de  Striated  Finch.

Gaiola de Ouro - Pássaro - Manon 1

É uma ave dócil, de temperamento controlado, que pode conviver tranquilamente com outras espécies. Não é indicado deixá-lo fora da gaiola, pois pode fugir. Gosta de se empoleirar nas grades da gaiola. Não é possível distinguir o sexo desta ave pela aparência física. A principal característica de diferenciação é que os machos cantam e as fêmeas não. Este pássaro pode ser usado para chocar ovos de outras espécies.

Ave pacífica, adapta-se muito bem ao convívio com outras espécies. Cuidar do Manon é bem simples, bastante indicado para novos passarinheiros ou  para quem quer começar a criação de outros “Finches” ou Diamantes, como o Diamante de Gould, o Mandarim, o Bavete e o Sparow, entre outros. Por ser sociável, é indicado mantê-lo em grupo ou pelo menos em pares.  O Manon é um pássaro muito ativo e gosta de ficar indo pra lá e pra cá, assim como ficar grudado nas grades da gaiola.

Como a espécie não possui dismorfismo sexual entre machos e fêmeas, existe um método eficaz para identificar qual o gênero da ave. Basta colocar vários pássaros em uma grande gaiola ou viveiro. Como apenas os machos cantam, assim que estiverem no meio de seus semelhantes, eles irão emitir alguns sons curtos, abrindo levemente as asas e eriçando as penas da garganta e do peito, podendo observar todos que cantam. Outra forma é pegar o macho e colocá-lo em outra gaiola. Depois vá adicionando mais Manons, um de cada vez, e os pássaros que cantarem serão machos e as fêmeas ficarão quietas. Apesar do macho cantar, a espécie não uma ávida cantora como as outras aves. O som feito pelo macho é leve e baixa, geralmente apenas para cortejar a fêmea. 

Para quem gosta de concursos de pássaros, os Manons são avaliados pelo aspecto, como qualidade da cor das penas, que deve ser intenda e bem definida, o porte e as proporções das cores do corpo, que não podem passar a impressão de uma ave gorda ou magra. E ssa espécie não entra com o canto em julgamento.

Uma das principais características dos Manons é o enorme instinto materno. Além disso, é uma espécie extremamente fértil, colocando ovos o ano inteiro. Como algumas aves não são “bons pais”, como o Diamante de Gold, Mandarins e Bavate de Cauda Longa, o Manon é usado como ama-seca desses filhotes. Eles irão chocar os ovos destas espécies como se fossem deles e não descuidarão um minuto. Mesmo se não estiver na época de reprodução, a ave costuma aceitar sem problemas os filhotes adotivos. É por causa dessa característica do Manon que várias espécies conseguiram se reproduzir em cativeiro. 

Ainda sobre o instinto materno da espécie, é comum o macho revezar o choco com a fêmea.  Interferências externas, como a abertura do ninho, não os atrapalha. O fato do macho também chocar os ovos surpreende as pessoas que possuem dois machos e não entendem quando os veem no ninho cuidado dos filhotes. Por esse motivo, acredita-se que aja uma possível homossexualidade, mas isso não procede, por na falta da mãe o pai assume a responsabilidade, como acontece com os humanos. 

Características gerais do Manon:

  • Ave pequena e pouco cantora
  • Pode ter a cabeça marrom ou preta
  • As penas do corpo são frisadas
  • O papo forma uma espécie de colar, mais volumoso
  • A barriga é geralmente branca ou creme
  • Podem exibir apenas uma cor (monocolor), duas (bicolor) ou três (tricolor)
  • A existe em três cores básicas: o N egro-Marrom (m aioria das penas são negras ou marrons); o Mo ka (a usência parcial da cor negra, pode ser mais escuro ou mais claro); e  Canela (a usência total da cor negra, deve ter um marrom avermelhado)
  • Há também a mistura dessas três cores, como  o Manon Negro-cinza, Moka-cinza e Canela-cinza; e Pastel Negro-marron, Pastel Moka e Pastel Canela; ainda Arlequim Negro, Arlequim Moka e Arlequim Canela

Cuidados básico

Alguns cuidados com as aves devem ser diários, como a troca da água e a limpeza do viveiro. Os comedouros devem ser limpos regularmente para evitar a formação de bolor, causada por restos de alimentos. A gaiola e os poleiros também devem ser limpos regularmente, assim como a bandeja.  

Muitas aves adoram se banhar e essa prática faz bem à saúde do animal. Portanto, é recomendado deixar à disposição uma banheira com água sempre limpa, para que se refresque. No caso do Manon, ele adora se banhar. Evite deixar a banheira com água quando há filhotes no ninho, pois eles podem cair e morrer afogados. Permita o banho de sol pela manhã. 
 

Saúde

O Manon é uma ave bem resistente a doenças. Para evitar que o animal tenha problemas respiratórios, a gaiola deve ser mantida em local longe de correntes de ar. Uma enfermidade comum é a enterite, uma inflamação intestinal.  Geralmente são causadas por bactérias ou protozoários e provocam diarreias fortes. Ela precisa ser tratada rapidamente para não levar a ave ao óbito. 

Alimentação

A ração para qualquer ave deve ser muito bem balanceada. Existe no mercado uma grande variedade de marcas e composições específicas para cada espécie. O armazenamento do alimento deve ser feito com cuidado mantendo as devidas condições de ventilação e higiene. Além da ração (que pode ser a mesma do canário) e de sementes, esta espécie alimenta-se também de vegetais, como almeirão, couve, jiló. Apenas não é recomendado alface, pois é calmante e desestimula a ave.

Durante a época de muda das penas, é importante oferecer a farinhada duas vezes por semanas. Já no período reprodutivo, deve-se dar uma alimentação reforçada, principalmente com o fornecimento de farinhada a base de ovo. 

A gaiola desta espécie deve ser ampla e com diversos poleiros, em níveis diferentes, já que a ave tem energia e gosta de saltar de galho em galho. O ideal são gaiolas de metal, pois são mais fáceis de limpar e evitam a proliferação de piolhos. 

O Manon é uma espécie muito fértil, botando ovos o ano inteiro. Ele costuma atingir a maturidade sexual cedo, mas é importante não permitir que a ave acasale antes dos 8 meses, pois os filhotes podem nascer pequenos e frágeis. A reprodução acontece até em gaiolas pequenas, mas um tamanho bom é  40 cm de comprimento por 30 cm de largura e 30 cm de altura.  Após juntar o casal, eles levam de 5 a 7 dias para acasalarem e começar a botar os ovos.  O ninho de madeira pode ter 15 cm de altura e 11 cm para os lados. Recomenda-se o fornecimento de palha seca, estopa ou barbante para a confecção do ninho a escolha do casal. 

Demora-se cerca de 18 dias para chocar e os filhotes nasceram. Com 45 dias, em média, os pequenos Manons já estão comendo sozinhos e podem ser separados dos pais. A fêmea pode botar até 8 ovos por ninhada. Apesar de acasalarem o ano todo, é importante deixar um período de pelo menos 3 meses sem que eles choquem para descansarem. 

Para que os Manons choquem ovos de outras espécies, basta esperar que o casal bote seus próprios ovos e adicionar os das outras aves. Eles não irão se incomodar e cuidarão como se fosse seus. Mas, antes de realizar tão escolha, dê uma chance para os pais verdadeiros cuidarem de seus filhotes, mas caso não ocorra, utilize os Manons para isso.